segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Do Histórico

The end...
Adoro ler estas palavras, adoro vê-las estampadas numa tela, adoro começar um livro lendo primeiramente a última página, adoro história e histórias.
Gosto de silêncios definidos, naturais e confortáveis, detesto palavras vazias. Gosto de planos e planificações.
Gosto da memória, de organizar tópicos e factos, de faze-los coincidir, de arranjar explicações e resolver puzzles sem mexer um único dedo.
Gosto de ouvir, de ligar e religar , de achar que tudo acontece por uma lógica superior muito muito lógica.
Gosto de relembrar, de pensar no que sei, gosto da Internet por me esclarecer imediatamente o que penso já apagado.
Gosto de remexer papeis e cadernos velhos, reler declarações sinceras, laços marcado por uma esferográfica, lições que já esqueci.

Tenho-me lembrado muito de uma Professora, que além da história nos ensinou muito a ser gente e a gostar de finais mais ou menos felizes.

Do Domingo

Passei parte do domingo com as mãos na religião.
Pinto Cristo, na cruz. Anjos que o rodeiam, almas atormentadas que choram a sua dor e partida eminente.
Uma cena pintada, pinto em automático. Pintar em automático faz-me bem, por vezes. Faz com que canse os braços, com que esteja dedicada ao pormenor, com que estique a minha paciência.
Enquanto pinto em automático, a minha cabeça vagueia, penso longamente, tão longamente quanto a devoção que entrego aos pincéis finos e precisos. O pensamento viaja, a cabeça anda às voltas até doer, tomo decisões. Decisões para a vida! Julgo eu...
Amanhã pintarei em automático, mas deixo a religião de lado. O automatismo será dedicado às paredes velhas de uma casa que se quer nova.

domingo, 28 de setembro de 2008

Da Preguiça

Domingo é o meu dia! É o dia mais tseniano da semana, sem qualquer dúvida.
Levantar tarde e ler os jornais do fim de semana com um dia de atraso; um pequeno almoço almoçarado; família em tempo lento com muita presença e poucas palavras; futebol e programas próprios para o tico e o teco que sobrevivem no meu cérebro após o fim de semana ,que se quer intenso.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

AAAAAAAHHHHH
AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Escuto
Escuto, atentamente.
Relevo e revelo as minhas importâncias.
A partilha preenche o meu ser, empurrando os pesos para um canto, arrumando a casa com pormenor e devoção.
Fico quase arrumada, quase. Falta cuspir as sementes que perduram que, teimosamente teimam em ficar em pendência, fazendo-me ter a certeza de que mais cedo ou mais tarde em plena metamorfose aparecem em caules e egoisticamente me preenchem de novo, deixando-me muda e surda.
Gostava de conseguir gritar, de libertar a voz e a palavra que me parece sempre tão enrolada.

Sinto-me pairar, leve, levezinha.
A loucura invade-me o corpo num formigueiro crescente.
O excesso é por vezes tão lógico e a lógica tão passageira...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Depois da retirada cá estamos de volta ao nosso associativismo. O Clube Tsé retomará funções, não tão produtivas como nas suas fundações mas, faremos o esforço, assumiremos o compromisso ténue de que, por aqui iremos dando noticias dos nosso pensamentos surgidos na quietude dos corpos e no turbilhão da mente.
Para comemorar o regresso, hoje iniciaremos esta época pós férias com uma infiltração nos campos de outros associados, mais activos no inicio deste mês de Setembro.
Seremos todos camaradas durante três dias. Esperamos que seja um bom regresso às terras da Atalaia.