terça-feira, 20 de maio de 2008

Dúvida

A todos os membros, associados, simpatizantes, visitantes esporádicos ou antipatizantes leves, moderados ou profundos, que queiram colaborar no esclarecimento desta dúvida. Se não quiserem responder , é compreensível... isto do questionamento é trabalhoso!

A sabedoria ou conhecimento atinge-se pela insistência ou pela variedade?

9 comentários:

Jolinhas disse...

Perguntas da opressão!!! Se isso foi para por em xeque as minhas capacidades de liderança...Pois esta futura lider, da experiencia que tem em variedade...Vos diz...que não ha nada como a insistência na variedade! tenho dito! Jolinhas rula!!!

Meres disse...

A variedade é importante, mas podes-te perder no meio de muita coisa(quem o diz!)! A sabedoria também nos faz insistir e ir a fundo nas coisas, a variedade pode-nos confundir muito, mas... Não há variedade sem insistência! O problema é saber unir as duas, mas isso julgo que com o tempo vais aprofundando as coisas aos poucos!e adoro este blog!!
beijos

clube tsé disse...

Uau Meres!
Obrigada pelo elogio.

ViVa também o cara de osga, orgulhoso percursor destas andanças virtuais!

.....chá na rua disse...

Olá, Clube Tsé! Olá! ;)Que pintas este blog!... é radical, é alternativo, é do contra!! ;) Confesso que me sinto inadaptada e talvez até, um pouco incompatível com o espírito reinante da sonolência e da gloriosa e aparente amada inactividade... a ver se consigo ultrapassar-me e relaxar...ehehe...
Venho dar o meu contributo quanto à questão supra. Aqui vai então: Astrologicamente falando, na verdade, ambas as palavras são meios de chegar ao conhecimento. Uma, a da variedade, aborda a energia de gémeos regida por Mercúrio, o planeta do conhecimento rápido, inquieto e curioso, da informação e da comunicação impar e veloz. A outra, a da insistência, reflecte a energia sagitariana, que precisa saber tudo, mesmo tudo, mas agora só de um só tema... desprezando a variedade, teima nesse tema até chegar ao âmago das coisas e dos porquês... a culpa aqui é do Júpiter que persegue e expande a sabedoria,a justiça, a fé e a verdade. Mas em ambos os caminhos procura-se e chega-se ao conhecimento... e não é só a astrologia que atesta isto, verdade? :) Ajudei? Beijos.

clube tsé disse...

Inadaptada, incompatível, chá na rua?
Todos temos o nosso quê de sonolentos e tsenianos. Que o digam as sagradas 8 horas de sono, em que o chá na rua se transforma em chá de camomila, que nem Cinderela.
Assim sendo, tenho dito! Seja bem vinda a esta modesta porém grandiosa associação!

Quanto ao conhecimento e ao auxílio na busca de respostas, às dúvidas permanentes que invadem os espíritos tsenianos, agradecemos todas as contribuições, propostas, palpites e afins... Participe sempre chá na rua, apreciamos muito as suas palavras vivas e originais.

Anónimo disse...

Estive insistentemente a reflectir sobre esta questão... e dei por mim num encontro com uma variedade de respotas.
Penso que através da variedade teremos um conhecimento horizontal e, através da insistência um conhecimento vertical, profundo e enraizado, talvez este denominado de sabedoria. Apesar de eu associar esta palavra a algo práctico e intrinseco, algo que já existe dentro de nós e que se alimenta do exterior, mas relacionado com o agir, ou com a forma de agir...
Estou confusa.

.....chá na rua disse...

Concordo vivamente com a Miss Mim naquela parte do conhecimento horizontal (variedade) e conhecimento vertical (insistência). Essa imagem ajuda a ficar clara a diferença e a semelhança.
Obrigada, Clube Tsé, pelos seus galenteios tão generosos. Apreciei deveras a sua referência à minha mutação de cinderela em chá de camomila. :):):) E confesso-lhe até que, após breve reflexão, não posso deixar de dar a mão à palmatória... Beijos!

Anónimo disse...

E insistir na variedade?

clube tsé disse...

Miss mim, provavelmente encontrou a chave para o conhecimento!

Chá na rua muito nos agrada que após breve reflexão ( que é uma das boas formas de reflectir!) se integre e aconchegue a este clube, que dentro da diversidade é de todos nós.